A associação
A entidade pensada em 1998 em uma reunião de bairro para o Orçamento Participativo, na qual foi pontuada a necessidade de Creche na comunidade. A proposta foi levada e aprovada pelo Orçamento Participativo, não foi concretizada. Surge neste mesmo ano necessidade ilimitada das mães de se reunirem para a solução do problema.
Todas precisavam da mesma coisa, objetivo comum, urgente e necessário: “Um lugar seguro para suas crianças enquanto estivessem trabalhando fora de casa”.
Explosão de ideias: Oque, porque, quando, como e quanto custa fazer acontecer um projeto tão ousado por pessoas comuns, com grande necessidade de atingir comum a comunidade do jardim Santa cândida. Para estas mães havia apenas a CRECHE IRMÃ DULCE no bairro Conceição, com uma fila de espera de mais de 700 crianças e um número de vagas de mais ou menos 200 vagas por ano que eram avaliadas dependendo da necessidade e se a mãe estivesse trabalhando, significava que creche era no âmbito social, ainda não era reconhecida como educação infantil um dos direitos da criança.
Em 1999, as mães organizadas em grupos para a realização da tão sonhada Creche “RECREAÇÃO CICLO DA VIDA”. Foi assim que surgiu a instituição social Associação Ciclo da Vida sobre o CNPJ nº 02.967.283/0001-70, instalada em um espaço alugado sito rua Antônio Gonçalves Martins 166 Jd. Santa Cândida Diadema. Querendo muito mais que um local onde as crianças passassem o dia, que fosse também um espaço de aprendizagem cognitiva e afetiva. Iniciamos com 10 crianças e no final do ano havia cerca de 75 sendo atendidas. A creche é mantida pelas contribuições e trabalho voluntário das mães, forte e continua presença na instituição, até os dias atuais.
As doações começaram a chegar no ano de 2000, essenciais para manter nosso padrão de qualidade no atendimento às crianças. Declarada Utilidade Pública Municipal. Ano de 2003 Registro no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). Ano de 2003 conquistamos nosso primeiro parceiro Fundação Florestan Fernandes: Cursos de manicure; Informática (CDI) curso de Inclusão Digital para todas as idades, entre outros. Ano de 2004 Registro no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). Prestação de vários serviços à comunidade do bairro como: Atendimento em Educação Infantil; Atendimento em consulta oftalmológica com doação de armação e óculos; Assistência domiciliar aos idosos acamados; Cursos de Informática, Manicure, Inglês, Espanhol entre outros. Focos principais: Educação Infantil e Assistência ao Idoso.
Ano de 2005 em 01 de novembro, firma-se convênio com a Prefeitura para atendimento a 50 crianças Programa “Creche Lugar de Criança”. Necessário adequação de espaço com reforma, surge a “Creche Nossa Senhora de Fátima”.